quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Jóias, porque não usá-las?

Há perigos ocultos e sutis associados ao uso de jóias. Portanto, se você é um cristão convertido que procura saber como refletir melhor ao Senhor nestes últimos dias, por favor, mantenha sua mente aberta porque vamos raciocinar juntos nas escrituras.
O poder do Evangelho começa no interior, transformando o coração, ainda que invisível aos olhos humanos. Mas logo em seguida ele continua a fluir e infiltrar-se em cada área da vida produzindo evidentes mudanças externas. Somos ordenados por Deus a estar atentos as evidências externas, visíveis de nossa fé. Quando uma pessoa aceita a Cristo como seu Senhor, o Espírito Santo começa a impressionar o indivíduo a fazer adaptações dramáticas. De uma estante de livros até a despensa, Jesus deverá penetrar em toda a vida. Quando Ele está no coração, influencia todas as outras áreas. Você não pode ser um cristão em seu coração, sem  mostrar isso no seu exterior.
Sabemos que somos o corpo de Cristo. Nosso Senhor falou, "Assim como o Pai me enviou, eu vos envio." João 20:21
Temos sido enviados ao mundo, para demonstras quem é Jesus e como Ele é. Através do Espírito Santo, nos tornamos Seus representantes para refletir sua imagem em tudo. desde o modo como falamos até a maneira como nos alimentamos e nos vestimos.

Exibindo nossa riqueza
Vamos dar uma olhada na origem das jóias. Foi Deus quem fez todo o ouro e a prata, e as pedras preciosas do mundo; e Ele pretendia ter um uso prático para elas. Visto que mesmo em pequenas quantidades eram tão raros e tão valiosos, há muito tempo eles começaram a ser usados como moeda. Quando os compradores iam ao mercado, eles simplesmente tiravam um de seus anéis ou braceletes para o pagamento. Depois que Rebeca deu a beber os camelos do servo de Abraão; a Bíblia diz que eles pagaram ela dessa maneira. (Gênesis 24:22)
Não há nada de errado com o fato de ter dinheiro. Mas a questão é: Deus deseja que os cristãos usem suas riquezas para todos verem? É lógico que não. "Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males(...)" I Timóteo 6:10 
Já que a cobiça é pecado, porque você tentaria um irmão ou irmã a cobiçar o seu dinheiro? Qual seria o motivo de um cristão fazer isso?
Os anjos devem ficar admirados quando nos vêem usar as jóias para significar valor e riqueza, pois no céu as pedras preciosas são os muros e casas...

As jóias Justificadas?
Os que tentam justificar o u
so de jóias, normalmente citam histórias da Bíblia nas quais os filhos de Deus usaram jóias. Por exemplo, as Escrituras relatam o assunto sem comentários que José usou um anel e um colar de ouro no pescoço. (Gênesis 41:42) Mas lembre-se, apenas porque algo aparece na Bíblia, não significa que Deus o aprova. As Escrituras só relatam com fidelidade a história do povo de Deus, incluindo todas as suas falhas. Noé bebeu vinho e ficou bêbado (Gênesis 9:20,21). Ló teve relações sexuais com suas filhas e engravidou-as (Gênesis 38:12-26) Não podemos admitir que Deus aprove tais práticas repugnantes, apenas porque esses incidentes são mencionados na Bíblia.

Porque ser uma Pedra de Torpeço?
Temos visto pessoas que se cobrem com jóias e ouro. A maior parte das pessoas que usam uma porção de jóias não se dão conta do seu próprio valor. Elas esperam sentirem-se mais valiosas por cobrirem-se a si mesmas com objetos caros.
Mas qual é o objetivo? Se for certo para mulheres usar brincos, então quem dirá que é errado para o homem? Se uma argola na orelha é totalmente certa, então o que há de errado com aqueles ossos no nariz?
Talvez você já tenha notado a moderna mania de piercing no corpo. Agora estão usando piercing no corpo, e argolas nas sombrancelhas, umbigos, línguas... Porque um cristão desejaria ser uma pedra de tropeço a alguém e encoraja-lo a usar uma jóia? Isso é totalmente desnecessário, especialmente para pessoas que estão se preparando para encontrar-se com Jesus. (Veja Ezequiel 7:19)
Se eu estiver usando alguma jóia, posso abrir as comportas da inconsistência pelo mau exemplo, e levar muitos a tropeças. Se realmente amo meu irmão, porque deveria insistir em correr esse risco, por algo tão frívolo e desnecessário como as jóias?

Modéstia e Humildade 
O supremo alvo do cristão é atrair a atenção para Cristo, não para si mesmo. 
O orgulho da própria aparência foi um grande fator na rebelião e queda de Lúcifer. Quando originalmente Deus criou Lúcifer como um anjo perfeito, ele deu muitas pedras preciosas como ser seu vestuário "o sárdio, o topázio, o diamante ..." Ezequiel 28:13
Cheio de orgulho, ele decidiu que era belo o suficiente para tomar o lugar de Deus no trono do Universo. (Veja Ezequiel 28:17) O orgulho o levou a rebelião. A rebelião trouxe a guerra no céu. E a guerra no céu trouxe o pecado para a terra.
Que tal seguir o conselho de Paulo? " Quero que, do mesmo modo, as mulheres se ataviem com traje decoroso, com modéstia e sobriedade, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos dispendiosos, mas como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus com boas obras." I Timóteo 2:9,10

Pobres investimentos
O Senhor nos pergunta: " Porque gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o produto do seu trabalho naquilo que não pode satisfazer?" Isaías 55:2
O dinheiro que temos deveria ser usado para espalhar o evangelho a todo mundo, porque assim Jesus voltará mais rápido, e acabará toda dor e todo tipo de sofrimento. O dinheiro de Deus (sim, seu dinheiro é DELE, pois é Ele que te dá tudo nessa vida, por mais que você não acredite nisso), não deveria ser gasto em diamantes vistosos, ou mesmo em bijuteria barata. Todas as jóias derreterão quando Jesus vier, e eu vou preferir não usar uma jóia quando isso acontecer!!

Pequenos Ídolos
Se você já se perguntou: Isso é uma coisa tão pequena, porque devo deixar de usar?
Eu vou te responder: Se é tão pequeno, então porque é tão difícil você abandonar?
Um pouco de ouro e prata podem se tornar um grande ídolo, cuidado para que nós não venhamos acumular tesouros na terra.

Somos o templo de Deus
Amiga(o), seu corpo foi feito a imagem e semelhança de Deus, e foi feito por Ele. Tentar melhorar sua aparência humana, furando buracos nas orelhas, e pendurarem minerais inanimados, seria como tentar aperfeiçoar a perfeita beleza do tempo do Espírito Santo. Creio que os anjos viram o rosto e choram quando professos cristãos perfuram, marcam, acorrentam, mutilam, e tatuam seus corpos como um sacrifício aos deuses da moda e das manias. 
Pessoalmente, não consigo imaginar o meu Jesus furando Suas próprias orelhas, nariz ou qualquer outra parte do corpo mesmo com o fim de pendurar pedras brilhantes em suas extremidades. O exemplo de Jesus nas Escrituras é continuamente de modéstia e simplicidade prática.  Eis uma mensagem que mostramos repetidamente: Quando amamos a Jesus, queremos seguir Seu exemplo. "Aquele que diz que está nele, também deve andar como Ele andou." I João 2:6

Olha só, Jesus deixou de lado Sua coroa, e Seu trono Celestial pra vir até aqui morrer por nós. Seria muito pra Ele pedir a nós que tiremos nossos enfeites sem vida, para que possamos refletir melhor a Sua pureza e humildade neste mundo perdido?
Pra finalizar, Romanos 12:1,2 " Portanto, rogo-vos, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."
Será que esse texto não diz nada para você? Não podemos nos conformar com as coisas desse mundo, mas devemos nos transformar a partir do momento que entendemos as coisas, para que possamos experimentar a agradável e perfeita vontade de Deus!
Você vai continuar fazendo coisas que desagradam a Deus, e vai fingir que não leu nada disso?
Vai de cada um né...
Se ficou sem entender, é só comentar que planejo outro post sobre isso :)

Fica com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário